sábado, abril 8

Hoje é dia de.....

.......Colomba

Uma opção diferente do ovo de chocolate para presentear amigos na Páscoa é a Colomba Pascal. Um pão doce, semelhante a um bolo e bem semelhante ao panetone de Natal. Tem o formato de uma pomba, símbolo da paz, e que representa a vinda do Espírito Santo sobre os Apóstolos quando Cristo ressuscita. De origem lombarda, a Colomba ou Pomba Pascal está presente, há muito tempo, em finais de almoço de Páscoa italianos. Conta-se que o rei lombardo Alboino, furioso com a extrema resistência militar imposta pela cidade de Pavia, somente se acalmou e abandonou seus propósitos de vingança ao ganhar de um padeiro da cidade rival um pão doce em forma de pomba, que preconizava a paz. De sabor suave e preparo mais delicado, a Colomba diferencia-se do panetone pela presença mais acentuada de casca de laranja cristalizada - que substitui as uvas passas..



Colomba de Páscoa Colombo
Renato Freire
Restaurante: Confeitaria Colombo

IngredientesPara a esponja *
300 g de farinha de trigo
80 g de fermento fresco
150 ml de água morna

Massa600 g de farinha de trigo
5 gemas
200 g de açúcar refinado
50 g de manteiga amolecida
800 g de frutas cristalizadas
2 col. (sopa) de raspas de laranja
200 g de avelãs inteiras e torradas
100 g de açúcar de confeiteiro para polvilhar

* uma massa inicial para deixar crescer


Preparo

Para a esponja
Dissolva o fermento na água morna, junte 1 colher (sopa) do açúcar refinado da massa e deixe agir por 5 minutos. Junte a farinha de trigo e amasse bem até ficar uma mistura homogênea. Deixe descansar durante 1 hora para formar a esponja.

Para a massaVolte a esponja para a mesa de trabalho ou batedeira e acrescente a farinha aos poucos, as gemas e o restante do açúcar, colocados um a um. Amasse muito bem e coloque a manteiga.
Finalmente, adicione as frutas cristalizadas e as raspas de laranja. Amasse até as frutas ficarem bem distribuídas pela massa. Deixe a massa descansar por aproximadamente 15 minutos.
Corte a massa em 3 partes e modele cada uma no formato de uma pomba (ou coloque em fôrmas próprias). Enfeite com as avelãs inteiras e polvilhe com açúcar de confeiteiro. Deixe crescer novamente e asse em forno moderado (170ºC) por aproximadamente 40 minutos.

Rendimento: 3 unidades
Tempo de preparo: 2h40

Obs.: se preferir, substitua as frutas cristalizadas por chocolate em gotas.

Bom fim de semana!

Nenhum comentário: