domingo, outubro 15

Dia do Professor!


"Professor é profissão. Educador é vocação." (Salomão Becker)

Origem da comemoração
São Paulo, 1947. Endereço: uma pequena escola no número 1520 da Rua Augusta, onde existia o Ginásio Caetano de Campos, conhecido como “Caetaninho”. O longo período letivo do segundo semestre ia de 01 de junho a 15 de dezembro, com apenas 10 dias de férias em todo este período. Quatro professores tiveram a idéia de se organizar um dia de parada para se evitar a estafa – e também de congraçamento e análise de rumos para o restante do ano. O professor Salomão Becker sugeriu - inspirado por uma lembrança de sua infância - que o encontro se desse no dia de 15 de outubro e que fosse chamado 'Dia do Professor'. A celebração, que se mostrou um sucesso, espalhou-se pela cidade e pelo país nos anos seguintes, até ser oficializada nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963. Em seu Art.3, definia-se a essência e razão do feriado: "Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias".
Fonte: www.diadoprofessor.com.br

Gostaria de hoje dar um abraço e agradecer minha primeira educadora,porque ela tinha vocação! com ela aprendi, além de ler e escrever através da cartilha "Caminho Suave",o gosto pela leitura! Sou muito grata por isso!

O nome dela: Maria Izabel Ribeiro!
Já estava casada,morando em um prédio quando saindo da garagem, umas 3 casas acima, vi uma senhora no portão, parei o carro e olhei fixamente pra ela, que ficou me olhando também.....não tive dúvidas, saí do carro e fui em sua direção. Ela apertava os olhos tentando reconhecer quem seria que estava indo ao seu encontro.Cheguei bem perto e perguntei:"A senhora é a D.Izabel?" ela confirmou,e me identifiquei como sendo uma das suas alunas da primeira série do primário,ela ficou emocionada,assim como eu. Ficamos um tempão conversando, depois mudei de bairro,de cidade e nunca mais a vi,mas jamais a esquecerei.

Você lembra o nome do seu primeiro professor?

3 comentários:

Nikita disse...

Linda data!
Pena que a valorização dos professores não reflete em seus salários...

Mikas disse...

Boa semana

O Meu Jeito de Ser disse...

Que linda homenagem!
Parabéns a todos os professores, que eles consigam um pouco mais de dignidade em sua profissão, quem sabe assim tonar-ão mestres como aqueles que tivemos em nossa infância.
Um beijo prá ti meu bem.