quinta-feira, maio 17

Aniversário!


Foi visitando a Patty que vi que hoje é aniversário da Enya, que fã mais desligada que sou!


Não sei quando, nem onde e como ouvi uma música que na hora me tocou n'alma e depois é que fiquei sabendo de quem se tratava e desse dia em diante nunca mais fiquei sem ouvir Enya.




Seu nome verdadeiro, de origem irlandesa, é Eithne Ní Bhraonáin e pode ser traduzido para Eithne Brennan em inglês. Com o tempo e a necessidade de se chegar a uma pronúncia mais fácil em termos de mercado, chegou-se a Enya. Ela nasceu em 17 de maio de 1961, na República da Irlanda. Em 1968, os irmãos mais velhos e os tios formaram o grupo An Clann As Dobhair mudando seu nome mais tarde para Clannad.Após deixar a escola em 1980, Eithne - ainda conhecida por seu nome completo - juntou-se à banda, tocando teclados e principalmente fazendo vocais de apoio. Porém, em 1982 a Clannad separou-se de seu empresário e produtor, Nicky Ryan. Enya também abandonou o grupo ao mesmo tempo e incentivada por Ryan, mudou-se para Dublin juntamente com ele e sua esposa Roma, a fim de desenvolver sua própria carreira musical.Os primeiros resultados concretos da colaboração entre Enya e o casal Ryan vieram quando o produtor de filmes David Puttnam ouviu algumas fitas demo enviadas por Roma. Os primeiros trabalhos de Enya foram composições de trilhas para filmes e documentários, e uma seleção dessas músicas foi lançada com o título “Enya”, com resultados modestos.Entretanto, foi o suficiente para atrair a atenção da Warner Music inglesa. O apoio da gravadora tornou possível a gravação do álbum “Watermark”, lançado em 1988. O single “Orinoco Flow”, com seu coro etéreo e irresistível, resultou num inesperado primeiro lugar em diversos países.


continua aqui....







Castelo Ayesha
Foi construído em 1840 por Robert Warren e se chamava Castelo Vitória, em homenagem à coroação da Rainha Vitória. O castelo foi incendiado em 1924, mas em 1928 Sir Thomas Power o restaurou e mudou o seu nome. Ele está situado a 12km de Dublin, em Killiney, onde ela reside.
Só resta aos seus fãs aguardar que ela faça um concerto, caso o fizesse ela disse que gostaria que fosse numa catedral.

2 comentários:

Renata Livramento disse...

Lila, tb adoro Enya...dá uma calma..uma sensação de paz...
bjos!!!

Eli disse...

Eu também gosto muito dela. :)