sábado, maio 17

Hoje tem....



10 dias se passaram sem que eu postasse qualquer coisa aqui, mas estava com visitas e aí fica complicado, preferi dar atenção à eles e depois que se foram, voltei à rotina da casa e os afazeres que ficaram por conta, mas valeu a pena! E enquanto eles estiveram aqui procurei fazer coisas simples e gostosas e que não tomassem muito tempo na cozinha pra poder aproveitar mais, que não sou boba nem nada...rs...e pra mim a carne moída é a mais versátil, dá pra se fazer "n" pratos com ela, como panquecas,molhos e essas duas receitas que fiz e que peguei lá na Claudia e que simplesmente ficaram ótimas! Caderno e caneta ou mouse na mão pra anotar? então vamos lá!

BOLO DE CARNE MOÍDA COM AVEIA

1/2 kg de carne moída (usei quase 800grs., achei que meio quilo ia ser pouco e acertei! ..)
2 xícaras de aveia (a Claudia não especifica qual delas, então usei a de flocos finos)
2 ovos inteiros
1 xícara de queijo ralado (coloquei bem menos porque eles não gostam muito)
1 copo de suco de tomate (pegue tomates maduros, pique e bata no liquidificador) (usei molho de tomate pronto, desculpe Claudia...rs...não tinha os tomates bem maduros)
1/2 xícara de óleo
todos os temperos: sal,alho,cebola ralada,cheiro verde,hortelã(opcional)e azeitonas verdes picadas (essencial),a não ser que não goste.

Modo de Preparo:
Coloque tudo numa vasilha e misture tudo muito bem com as mãos, até ficar uma massa homogênea. Unte um pirex refratário com óleo, coloque a massa e arrume-a na forma deixando a superfície lisa sem amassar muito. Leve ao forno (200ºC) por aproximadamente 25 min. Deixe dourar, mas não ficar seco. Quando faltava uns 5 minutos pra tirar do forno, cobri com mussarela pra derreter...

KAFTA

500g de carne moída
1/2 cebola média picadinha
1 colher (sopa) de óleo
Sal a gosto
2 dentes de alho ou pasta de alho-2 colheres (chá) bem cheias
1/2 xícara (chá) de hotelã picadinha
1/2 xícara (chá) de salsinha picada
suco de 1/2 limão
1 colher (chá) de pimenta síria ( se não tiver pimenta síria, faça uma mistura de pimenta do reino, pimenta da jamaica, canela, cravo em pó e noz-moscada em pó).

Misture tudo muito bem, amasse bem a carne para ela ficar bem homogênea. Pegue os espetinhos de madeira e molde a carne nos espetos. Coloque para assar no grill, pode ser num grill de churrasco (fica muito bom) ou até no forno, sobre uma grelha e também numa churrasqueira elétrica. Pra assar fiz assim: forrei uma forma retangular com papel alumínio e apoiei os espetinhos de um lado ao outro e levei ao forno elétrico.

O que está escrito em itálico são pitacos meus...

Aproveitando que o assunto é culinária, a Fernanda deixou uma dica muito legal no blog dela, é sobre um Festival de Culinária Regional promovido pela TAM e os inscritos concorrem a passagens de ida/volta em território nacional com acompanhante! Passa lá, dá uma olhadinha, quem sabe você se anima e envia a sua receita?!? claro que vou enviar a minha rapidinho,né? rs...

Espero que gostem das receitas e tenham um ótimo fim de semana!

9 comentários:

Eli disse...

A carne moída é mesmo o máximo né?! Eu pelo menos adoro. ehehe

Carolina Andrade disse...

Carne moída é muito versátil. Podemos criar mil e uma com ela!!

Rosa Eliza disse...

OI LILA,sempre estou visitando seu blog esta sempre com novidades parabens.Convido você para conhecer meu blog de culinaria,oferecendo o Award.Espero ansiosa por sua visita.
Bjss.

Nani disse...

Oi sumida!
Carne moida é uma carta na manga né?!
Beijos

Luma Rosa disse...

Sempre invento algo com carne moída e quando estou preguiçosa, uso creme de cebola no bolo de carne, um ovo, cheiro verde, monto num pirex como quibe assado. Metade da mistura, queijo, outra metade e asso. Se quiser fazer no microondas, molho shoyo por cima. Pronto!!
Kafta é legal!! ainda mais com bastante gente! Todo mundo montando os espetinhos e assando em torno da churrasqueira. Boa confraternização!! Beijus

Anônimo disse...

Conheci seu blog atraves do pras cabecas - do claudio costa e achei o maior barato...

visite meu blog depois, quando tiver um tempinho

http://saudementaldasgeraes.blogspot.com

Marcio Candiani

Jôka P. disse...

Gosto de panquecas recheadas de carne moída !

Unknown disse...

Carne Moida é coringa na geladeira!!
Vai com tudo.
bjs

Rose Oliveira disse...

Oi Lila, bom dia!
Vim te conhecer e gostei muito do seu cantinho, prometo voltar sempre.
Humm. carne moída combina com tudo...
bjs,
Rose.