sábado, março 21

Hoje tem....

....Cuscuz Paulista

ontem falamos tanto de cuscuz no nosso grupo de e-mail, que acabei ficando com vontade de fazer nesse fim de semana, a minha receita é meio que de cabeça, uso o que tenho em casa, mas aqui tem a receita original, digamos assim....

Ingredientes:

2 latas de sardinha em conserva no molho de tomate
250grs. de camarão ( quase nunca uso)
2 dentes de alho picados
1 cebola picada
quanto baste de tomate em rodelas ( uso 2 tomates - 1 para o molho, outro para decorar)
1 lata de ervilha ( uso 1/2 lata)
1 lata de milho (uso 1/2 lata)
1 lata de palmito picados
300 grs. de farinha de milho amarela (milharina)
100 grs. de farinha de mandioca crua
4 ovos cozidos
quanto baste de azeitona preta
quanto baste de pimenta-do-reino branca moída
quanto baste de sal
1 lata de molho de tomate
1 colher (sobremesa) de páprica picante (opcional)
1 tablete de caldo de peixe
quanto baste de salsinha picada
quanto baste de coentro picado (não uso)

Modo de Preparo:
Leve a panela ao fogo. Quando estiver aquecida, coloque 4 colheres(sopa) de azeite. Junte a cebola e o alho picado e refogue, até que a cebola esteja transparente.
Junte o molho de tomate e deixe ferver. Tempere com o caldo concentrado, a páprica, a pimenta e o sal (prove antes, pois os concentrados costumam ter sal), mas lembre-se que o sal do molho vai salgar também a farinha.

2- Quando já tiver fervido por uns 5 minutos, junte as ervilhas, o palmito e o camarão. Deixe cozinhar por exatos 7 minutos, depois que voltar a abrir fervura. Não deixe mais que isso, pois os camarões perdem sua textura.
Junte o coentro e as azeitonas, imediatamente antes de lançar as farinhas.

3- Despeje as farinhas sobre o molho e mexa. Não se preocupe que não empelota, principalmente se usar uma panela de boca larga, com bastante espaço para revirar a massa que se forma.

4- Quando revirar, verá que tomará o aspecto de um farofão, meio seco, nada parecido com o cuscuz. Aí está o segredo: Se colocamos muito molho de tomate, o cuscuz fica vermelho demais, muito escuro, então, coloca-se água para dar o ponto. Vá colocando aos poucos, pois deve ficar uma massa pesada e não um pirão.

5- Mexa a massa por alguns minutos, até que a farinha tenha gosto de cozida. Veja o ponto: a massa deve soltar da panela, isso, no entanto, não quer dizer que está pronta. Tem que provar, mesmo. Aproveite e veja se não está faltando sal e regue com mais azeite.

6 - Está na hora de preparar a decoração do cuscuzeiro.Unte,com azeite a fôrma e disponha rodelas de ovo cozido, azeitonas e rodelas de tomate. Coloque as pontas das claras cozidas que não for usar, na massa do cuscuz.

7 - Coloque a massa no cuscuzeiro(*), distribuindo bem.

8 - Comprima a massa, conforme a estiver colocando, por camadas. Pode usar uma colher, mas o melhor, mesmo, são as mãos, um utensílio deveras útil, na cozinha.

9 - Vire o cuscuz sobre uma travessa. Se quiser, pode dispor folhas de alface sobre a travessa, antes de virar o cuscuz, para decorar.

(*) não tenho cuscuzeiro, uso a forma de pudim.

Caso não goste de peixe, poderá usar frango ou linguiça calabresa, como fez a Fla, nessa outra versão, que é o Cuscuz de Assadeira , vale a pena conferir essa outra opção.

Bom apetite e ótimo fim de semana!

Nenhum comentário: