sábado, junho 20

Hoje tem......


.......Risoto de Arroz Preto, mas antes vou contar o porquê da receita de hoje.

Quando estive em São Paulo, acompanhei minha sogra ao supermercado para comprar umas besteirinhas e de repente lá vem ela com um vidro na mão perguntando se eu já havia visto/experimentado um tal de Arroz Preto, peguei na mão o vidro pra ter certeza que se tratava de arroz mesmo, pois até aquele instante nem sabia que existia, quanto mais ter experimentado e respondi a ela que não, o pote de vidro foi devolvido à prateleira, pois ela não quis arriscar e levar sem maiores informações. Fizemos as comprinhas, voltamos pra casa e esquecemos o tal do arroz preto.
No dia seguinte tinha o casamento e lá fui eu. E pra minha surpresa, um dos pratos servidos no buffet foi um Risoto de Arroz Negro! maravilha! ali estava a oportunidade de provar o tal, chegar em casa e contar pra minha sogra, agora com conhecimento de causa....rs.....posso dizer que é muito saboroso, provei e aprovei!
De volta em minha casa, fui pesquisar mais sobre ele, queria encontrar uma receita, não sei se é exatamente a que saboreei na festa, mas é de Arroz Preto, além de ser uma receita de um dos primeiros a se encantar com o grão (produzido no Brasil - veja aqui ), Alex Atala, do premiado restaurante D.O.M.

Vamos a ela :

Risoto
1 colher sopa de cebola picada
1 litro de caldo de legumes
100gr Catupiry
1 colher sopa de manteiga-de-garrafa
2 colheres sopa de azeite
200gr arroz preto
150 ml de vinho branco e folhas de manjericão

Caldo de legumes :
1/2 alho-poró, 1/2 talo de salsão, 1/2 cebola, 1 cenoura, 1 abobrinha, 1 cravo, 1/4 garrafa de vinho branco, 1 bouquet garni (tomilho, louro e alecrim), 5 litros de água.

*Marinada de tomate-cereja:
12 unidades de tomate-cereja, 100 ml de azeite, 20 ml de vinagre de Jerez, salsa picada.

Para o caldo pique todos os ingredientes e coloque-os em uma panela grande com água. Leve ao fogo baixo, sem ferver, por cerca de 2 horas ou até que os legumes se concentrem no fundo da panela.

Para o risoto:
Em uma panela com azeite, salteie a cebola picada em fogo baixo até que fique transparente. Adicione o arroz preto e continue salteando por mais 2 minutos. Coloque o vinho branco e deixe reduzir; adicione 400 ml de caldo de legumes previamente aquecido; cozinhe em fogo baixo, mexendo sempre.
Quando tiver absorvido o líquido, adicione 200ml de caldo e continue cozinhando até que o arroz o absorva e ainda esteja levemente cru; retire do fogo e reserve.
Para a marinada, faça um X na parte de baixo dos tomatinhos e frite-os rapidamente em óleo a 200C. Resfrie em água com pedras de gelo por 10 segundos. Misture os demais ingredientes da marinada e mantenha em temperatura ambiente.
Esquente novamente o arroz com o restante do caldo, mexendo sempre. Quando o arroz estiver al dente, adicione o Catupiry, tempere com sal e pimenta-do-reino e finalize com manteiga-de-garrafa.

*(A marinada de tomate-cereja, deixaria de lado, faria só o risoto que já é bom demais....)

Espero que gostem!

Um comentário:

Wanda disse...

Ei!
Quanto tempo, hein?
Está fiel ao blog, parabéns!
Eu sou muito desligada, atualizo pouquíssimo, mas não acabo com ele.
Gostei de saber das novidades.
Bj

www.wanda.blogger.com.br