sexta-feira, dezembro 1

Dia Mundial de Luta Contra AIDS


Porque o laço vermelho como símbolo?


O laço vermelho é visto como símbolo de solidariedade e de comprometimento na luta contra a aids. O projeto do laço foi criado, em 1991, pela Visual Aids, grupo de profissionais de arte, de New York, que queriam homenagear amigos e colegas que haviam morrido ou estavam morrendo de aids.
O laço vermelho foi escolhido por causa de sua ligação ao sangue e à idéia de paixão, afirma Frank Moore, do grupo Visual Aids, e foi inspirado no laço amarelo que honrava os soldados americanos da Guerra do Golfo.

Criciúma tem, em 2006, mais mil doentes de Aids

Criciúma possui, atualmente, 1.162 doentes de Aids. Desses, 1.101 estão acima de 13 anos. Todos eles, em algum momento após a descoberta da contaminação, passaram ou ainda convivem com o preconceito e a discriminação.

Para combater esses dois males da sociedade, que matam mais do que a própria patologia, o Programa Municipal de DSTs/HIV/Aids organiza uma grande manifestação de solidariedade neste Dia Mundial de Luta contra a Aids (1º/12). A programação consiste no abraço simbólico da principal via da cidade, a avenida Centenário. Além disso, a campanha deste ano trabalha o slogan “A gente vive mais e melhor sem discriminação – Na nossa luta contra a AIDS o nosso grito é por respeito”.

O cordão simbólico será realizado junto ao canteiro central da avenida Centenário, entre os bairros: Próspera e Pinheirinho, passando pelo Centro. Alunos das escolas estão mobilizados para todos, no mesmo momento, unir as mãos e abraçar a principal via da cidade. Já na região do Rio Maina, Santa Luzia e Quarta Linha, serão realizadas concentrações na praça principal dos bairros, com uma caminhada pelas ruas da comunidade.

As mobilizações irão começar às 8 horas. Por volta das 10 horas, será o ponto alto da programação, quando os sinos da Catedral São José serão tocados. Conforme destaca a assistente social, o gesto simbolizará o engajamento de Criciúma na ação de solidariedade com às pessoas contaminadas.

Fontes: http://planetanatural.com.br/detalhe.asp?cod_secao=2&idnot=616

http://www.criciuma.sc.gov.br/secom/

Esse post faz parte da blogagem coletiva sugerida pela Vera.

Muito se tem feito, mas podemos e devemos continuar fazendo!

Nenhum comentário: