segunda-feira, dezembro 4

Feriado!

Hoje é feriado em nossa cidade por se comemorar o dia de Santa Bárbara,padroeira dos mineiros. Conta a história que ao escavarem uma mina encontraram a imagem da santa, também é considerada patrona do Exército e dos Bombeiros.

Santa Bárbara sofreu o martírio provavelmente no Egito ou na Antioquia, por volta dos anos 235 ou 313. Sua vida foi escrita em diversos idiomas: grego, siríaco, armênio e latim. Conforme a lenda, Santa Bárbara era uma jovem belíssima. Dióscoro, seu pai, era um pagão ciumento. A todo custo desejava resguardar a filha dos pretendentes que a queriam em casamento. Por isso encerrou-a numa torre. Na torre havia duas janelas, mas Santa Bárbara mandou construir uma terceira, em honra à Santíssima Trindade. Um dia, entretanto, Dióscoro viajou. Santa Bárbara se fez então batizar, atraindo a ira do próprio pai. Fugindo de seu perseguidor, os rochedos abriam-se para que ela passasse. Descoberta e denunciada por um pastor, foi capturada pelo pai e levada perante o tribunal. Santa Bárbara foi condenada a ser exibida nua por todo o país. Deus, porém, se compadeceu de sua sorte, vestindo-a miraculosamente com um suntuoso manto. Padeceu toda sorte de suplícios: foi queimada com grandes tochas e teve os seios cortados. Foi executada pelo próprio pai, que lhe cortou a cabeça com uma espada. Logo após sua morte, um raio fulminou seu assassino. É por isso que Santa Bárbara é invocada, nas tempestades, contra o raio. O seu culto espalhou-se rapidamente pelo Oriente e pelo Ocidente, inclusive no Brasil. (Cf. ALVES, José Benedito. Os Santos de cada dia, São Paulo, Paulinas, 1998)

Uma boa semana a todos!

3 comentários:

Jôka P. disse...

Queimada com grandes tochas e teve os seios cortados, executada pelo próprio pai, que lhe cortou a cabeça com uma espada !
Tadinha ! É por essas e outras que tenho pavor da igreja !

Jôka P. disse...

E ainda foi condenada a ser exibida nua por todo o país !
O que é isso ?! Uma lenda erótica ?

Sonho Meu disse...

Oi querida pode mandar o link sobre Mozart, gostaria muito de ver.
Anota meu email
elena.fletcher@gmail.com
bjokinhas da Leninha