sábado, dezembro 16

Hoje tem....

....Biscoitinhos de Natal
Esses biscoitinhos decorados são tradicionais aqui no Sul, não tem casa que você vá que não os encontre. Lembro-me quando pequena que quando chegava novembro, minha avó já tratava de ir fazendo e guardando em latas,quanto mais tempo guardados, mais gostosos eles ficam e eu ajudava na decoração de cada um,adorava salpicar açúcar cristal colorido em cima do glacê branquinho que minha vó passava um a um com muito carinho! Doces lembranças! e o cheirinho deles assando então! nossa,ainda sinto!
Hoje ela já não faz mais devido à sua idade avançada, mas os biscoitinhos ainda fazem parte da nossa mesa,pois já existem nos mercados da região pra vender, claro que não são iguais aos da minha vó, mas cumprem seu papel.
Ela passou a receita dela pra mim, guardei tão bem guardada que não consegui encontrar nas minhas "trocentas" caixas de cadernos de receitas. Porém, encontrei na Casa da Chris, uma receita que tem o passo-a-passo e tenho certeza que vão gostar.
A diferença desses é que não são cobertos com glacê, mas você pode fazer com clara em neve e açúcar, como se fosse um suspiro, espalhar em cada um, e por cima colocar açúcar cristal colorido, ou ainda, fazer o glacê, tingir com corante comestível nas cores que preferir, colocar num saquinho e somente fazer o contorno nos biscoitos.Ficam lindos também. O que vale é soltar a imaginação!

um bom fim de semana!

5 comentários:

Anônimo disse...

Hi, I was out blogging and found your site. It certainly got my attention and interest. I was looking for Map Travel information and even though this isn't a perfect match I enjoyed your site. Thanks for the read!

Sonho Meu disse...

Oi amiga,
Lindos os biscoitos. Por aqui tem uns muito parecidos(acho que sao os mesmos). Se chamam ginger bread men, sao super deliciosos e enfeitados. As minhas crianças crescidas, quando eram pequeninos adoravam. Procure a receita da vovo com cuidado, pois os dela devem ser superiores a qualquer um desses biscoitos.
bjos,
me

Lucia Haegele disse...

Lila, vim agradecer a visita e adorei teu espaco. Esses biscoitos sao típicos e tradicionais aqui na Alemanha, eu tbm os faco no início de dezembro e acredito que essa tradicao no sul do Brasil, seja um costume levado pelos imigrantes europeus há muitos anos atrás e que permanecem até os tempos atuais, para alegria e satisfacao da garotada e nossa tbm, pois eu adoro!
Bjao e voltarei!!!

Anônimo disse...

Elena,esses biscoitinhos agradam mesmo até as crianças grandes...rs...tenho certeza que encontrarei a receita,pois guardada eu sei que ela está...
beijos

Lucia,é isso mesmo, os alemães é que trouxeram essa tradição deliciosa pra cá...beijos

Tina disse...

Oi Lila!

Devem ficar uma delícia mesmo, prometo testar e depois te conto o resultado. Obrigada pela receita.

beijos querida e boa semana!